Na verdade o que aprendemos é que o vinho que Jesus bebia era uma espécie de vinho sem álcool chamado de "MOSTO". Mas sobre a questão se o vinho que Jesus bebia tinha álcool ou não, vamos as análises nos textos bíblicos:
O texto mais famoso sobre a questão de Jesus e o vinho, é a transformação da água em vinho feita por Jesus em um casamento que Ele foi, inclusive, foi Seu primeiro milagre.
Vejamos a descrição do milagre: “Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água)” (João 2:9).
A palavra vinho destacada neste texto é a palavra grega “oinos”, que é utilizada para identificar vinho que contém álcool, um vinho fermentado. Sem fermentação não obteremos o vinho e nem teremos teor alcoólico que ajuda a conserva-lo por longo tempo. Deste modo dar o nome de vinho para esta bebida entende-se, que passou este processo de maturação e possui teor alcoólico. Caso contrário se chamaria de Suco de uva.
Verificando em outro trecho da Bíblia o Apóstolo Paulo fala a ordem: "E não vos embriagueis com vinho(oinos), no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). Observe que Paulo orienta que não se deve embriagar-se, pois só dá para se embriagar com vinho alcoólico, logo, fica claro, que o vinho que Jesus supostamente bebeu tinha álcool.
Tags:
religiao