Um café da manhã realizado na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães (Reciclalem), marcou as comemorações do Dia Internacional da Reciclagem no município. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e propõe uma reflexão sobre asquestões ambientais e consumismo.
Durante o evento, a secretária municipal de Meio Ambiente e Economia Solidário, Izabel de Paula, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Associação. Ela explicou que atualmente três caminhões fazem a coleta de papelão, plástico, metais, vidro, garrafas pet, embalagens de óleo lubrificante para veículos, eletroeletrônicos, papel, pilhas e baterias.
“Em média são recolhidas 15 toneladas mensais e todo o valor arrecadado é distribuído entre os catadores cadastrados”, explicou Izabel de Paula.
Maria Nívea é uma das associadas e há dois anos atua no ramo. A catadora afirma que o dinheiro conquistado com a separação dos materiais ajuda no sustento da família. “Estou muito satisfeita. Com o dinheiro que tiro daqui eu pago algumas despesas da minha casa”, comemorou.
De acordo com a presidente da Reciclalem, Clécia Soares dos Anjos, o local há pouco tempo passou por uma completa reestruturação e está garantindo melhores condições de trabalho e atendimento. Ela destaca ainda a importância do convênio com a Prefeitura, que garante um repasse mensal de R$ 30 mil para a instituição.
“Esse dinheiro é que permite o desenvolvimento das nossas atividades e garante as melhorias que estamos implantando aqui. Sem esse apoio seria difícil manter as atividades”, explicou.
O prefeito Oziel Oliveira também participou do café da manhã e demonstrou satisfação com os resultados obtidos pelos catadores de materiais recicláveis. Ele destacou que a atividade, além de beneficiar o meio ambiente, é um importante fator de inclusão social.
“Por meio do trab
Tags:
Luis Eduardo Magalhães