Os resultados positivos alcançados pelo Programa Borboleta, criado em 2017, desenvolvido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, chamaram a atenção da secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo da Bahia. Em visita ao município nesta terça-feira (15), duas representantes conheceram a estrutura, a forma de trabalho e avaliaram as estatísticas.
O programa foi criado com a finalidade de desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Desde então, os números apresentam quedas frequentes, também pelo aumento das denúncias.
Para a coordenadora executiva da Secretaria de Políticas para Mulheres, Jucinalva Peruna, a iniciativa do poder público municipal é um exemplo para todo o estado e os resultados comprovam a seriedade do trabalho desenvolvido no município. “A partir do momento que os agressores percebem a intolerância da violência contra a mulher a realidade começa a mudar e é o que ocorre em Luís Eduardo Magalhães”, argumentou Peruna.
Além de conhecer o trabalho, a Secretaria de Política para as Mulheres veio garantir apoio ao Programa Borboleta. Em breve, a equipe do governo estadual, por meio do Centro de Referência no Atendimento à Mulher, disponibilizará treinamento, implementação de projetos e a presença de uma unidade móvel para atender as comunidades da zona rural.
Outra iniciativa será a inserção da campanha “Respeite as Mina”, que combate as violências física, psicológica, sexual e o feminicídio. A ação também atua em eventos para inibir o assédio sexual.
Para a coordenadora estadual do eixo de enfrentamento da violência contra as mulheres, Flávia Reis, o combate à violência contra a mulher em Luís Eduardo Magalhães vai apresentar resultados surpreendentes.
“Temos certeza de que a rede de proteção às mulheres vai passar por uma verdadeira revolução. A vida de quem está e
Tags:
Luis Eduardo Magalhães