INSS vai revisar 93 mil perícias médicas na Bahia



Até o final do ano, o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS vai revisar mais de 93 mil pericias médicas na Bahia. Ao todo serão 31.750 auxílios-doença e mais 61.627 de aposentadorias por invalidez. A informação é da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Segundo nota do MDS enviada à Tribuna da Bahia, “desde o segundo semestre de 2016, já foram realizadas 45.698 perícias (24.649 de auxílios-doença e 21.049 de aposentados por invalidez). Entre os benefícios analisados, 18.835 auxílios-doença e 5.934 aposentadorias foram cessadas. O processo de revisão já gerou uma economia de R$ 327,5 milhões nas revisões de auxílio-doença”.
Perícia
Nesta segunda-feira (13), terminou o prazo para agendamento da perícia medica pelos beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. A perícia deve ser marcada diretamente na Central de Atendimento da Previdência Social, através do telefone 135. Quem não fizer o agendamento terá o pagamento do benefício bloqueado até que regularize a situação.
Os beneficiários convocados estão, há mais de dois anos sem passar por perícia médica. Em agosto de 2016, o governo federal iniciou a operação ‘pente-fino’ nos benefícios pagos pelo INSS ao cidadão incapacitado de trabalhar. O exame (pericia médica) atesta se o segurando continua sem condições de retornas às atividades.
Para esta ação, o INSS envia uma carta para cada pessoa, que precisa passar pela perícia. Caso a consulta não seja agendada, o pagamento fica suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão do beneficio, o trabalhador tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS dentro desse prazo, o benefício é cancelado.
Convocação
Em todo o país estão sendo convocados 530,2 mil beneficiários com auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Os beneficiários estão sendo chamados por meio de carta e, através de avisos nos caixas eletrônicos. Em caso de o segurado estar recebendo o auxílio-doença e for constatado que ele está apto para trabalhar, ele é encaminhado para reabilitação profissional e tem o benefício cancelado
Segurados com endereço indefinido ou que morem em localidades não atendidas pelos Correios serão convocados por edital publicado na imprensa oficial (www.in.gov.br), como o que ocorreu no dia 1º de agosto com 55,1 mil segurados.
Por Lício Ferreira


tribuna da bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem