Um piloto australiano cochilou durante uma viagem entre a Tasmânia e King Island, na Austrália, e passou do destino em que deveria pousar, precisando retornar. De acordo com o Departamento de Segurança de Transporte da Austrália (ATSB na sigla em inglês), que investiga o incidente, o pouso foi feito em segurança apesar do imprevisto.
“Durante o trajeto, o piloto dormiu, o que fez com que a aeronave sobrevoasse King Island por 46 km”, anunciou a ATSB em comunicado.
A aeronave tinha capacidade para sete pessoas, mas o piloto era o único ocupante e a conduzia no piloto automático. O avião é um bimotor da empresa Vortex Air e estava transportando carga.
Embora seja relativamente comum pilotos dormirem nos controles em voos longos, metade deles admitiram caírem no sono durante o expediente em pesquisa divulgada pelo sindicato dos pilotos. A atitude foi vista com preocupação por autoridades, já que o trajeto entre a Tasmânia e King Island leva cerca de 45 minutos pelo ar.
A ATSB trata o incidente como falta grave na rotina aérea. O piloto será interrogado para coleta de provas e elaboração de um relatório. As investigações devem ser concluídas em março de 2019.
Tags:
internacional