Logo que o fogo começou, o chefe dos bombeiros, Anderson Boa Sorte, foi acionado por populares e de imediato acionou o grupamento, que se deslocou até local e fez o controle do fogo junto com os moradores, e com o apoio de um carro pipa, que foi providenciado pelo Secretário Municipal de Obras, Eduardo Rego Filho, que também esteve local.
De acordo com o representante dos bombeiros civis, o fogo começou em um barril de parafina, e devido a grande quantidade de material inflamável contribuiu para o rápido alastramento das chamas.
Para o Anderson Boa Sorte, Bom Jesus da Lapa já passou da hora de ter uma base de um Corpo de Bombeiro, considerando que o município tem uma população estimada de 70 mil pessoas, conforme o IBGE, e recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes, por meio do turismo religioso. E sempre que acontece um incêndio, é a população que precisa se mobilizar para buscar ajuda e apagar o fogo, correndo risco de vida, por falta de profissionais direcionados para essa função.
Ele destaca que a cidade não possui estrutura própria para suprir a demanda de combate a incêndios, salvamento e atendimento a acidentados, dentre outras atribuições de um Corpo de Bombeiros. Ele cobra da prefeitura a criação de uma base de Bombeiro Civil voluntária na cidade, com carro de combate, com condições para ter uma equipe de plantão, especialmente no período de romaria.
A base de um Corpo de Bombeiros mais próxima de Bom Jesus da Lapa fica em Barreiras, e demora quase 5 horas para chegar ao município. O que existe na cidade é apenas um grupo de bombeiros civis que atua de forma voluntária, fazendo alguns trabalhos para o Santuário no período da romaria e outros para a prefeitura, mas continuam sem apoio ou estrutura para o este tipo de trabalho.
Bom Jesus da Lapa Notícias
Tags:
Bom Jesus da Lapa