De acordo com reportagem publicada na Folha de S.Paulo, na manhã desta segunda-feira (8), pelo menos seis empresas de parentes de aliados do prefeito ACM Neto (DEM), faturaram R$ 715 milhões em contratos com a Prefeitura de Salvador entre janeiro de 2013 e julho de 2019.
As empresas são de parentes de três secretários municipais, de um assessor da Casa Civil, de um assessor do gabinete do prefeito e de um ex-deputado federal do DEM. Segundo a publicação, os contratos foram firmados com licitação e não são alvo de investigações.
Os proprietários das três empresas que mais lucraram são parentes de membros da gestão municipal. As empreiteiras são: Construtora BSM, Metro Engenharia e Roble Serviços.
As três tiveram avanço no número de contratos e repasses da Prefeitura de Salvador na gestão atual em comparação com a anterior. As empresas receberam, no período de 2013 a 2018, cerca de R$ 30 milhões por ano na administração municipal.
Além das empreiteiras, empresas dos filhos de dois tradicionais políticos do DEM da Bahia também assinaram contratos com a prefeitura: o ex-governador Paulo Souto e o ex-deputado federal e ex-secretário de Transportes José Carlos Aleluia, atualmente assessor do Ministério da Educação no governo Jair Bolsonaro (PSL).
Tags:
politica