Após informação de que os Estados Unidos deixariam o Brasil fora do apoio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país norte-americano afirmou que o apoio ao Brasil está mantido.
A informação partiu de um porta-voz da área assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, que alegou que permanece a decisão dos EUA de 19 de março, quando o presidente Donald Trump “afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo e se tornar um membro pleno da OCDE”.
A relação se tornou duvidosa após a agência Bloomberg publicar um documento onde o secretário dos EUA, Mike Pompeo, se posicionou favorável à entrada da Argentina e da Romênia, sem citar o apoio ao Brasil.
Os EUA ainda não se posicionou sobre o prazo para formalização do apoio. Em sua conta do twitter, Trump disse que a notícia do não apoio ao Brasil é fake news: ” A declaração conjunta divulgada com o presidente Bolsonaro em março deixa absolutamente claro que apoio o Brasil no início de processo de adesão plena à OCDE. Os Estados Unidos defendem essa afirmação e defendem Jair Bolsonaro. Isso é fake news”, escreveu Trump.
The joint statement released with President Bolsonaro in March makes absolutely clear that I support Brazil beginning the process for full OECD membership. The United States stands by that statement and stands by @jairbolsonaro. This article is FAKE NEWS! bloomberg.com/news/articles/ …
33,3 mil pessoas estão falando sobre isso
Tags:
politica