Cerca de 60 bovinos foram apreendidos em uma ação contra transporte clandestino de animais em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), um dos órgãos que participaram da ação, o veículo interceptado transportava 60 fêmeas bovinas sem a documentação sanitária necessária e foi parado durante o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). O condutor do caminhão não tinha o Guia de Trânsito Animal (GTA).
Conforme o MP-BA, as ações de combate à prática de transporte irregular foram intensificadas desde o dia 25 de novembro. Além de Luís Eduardo Magalhães, a fiscalização atua também nos municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que participou da ação, o oeste do estado tem sido uma das regiões mais visadas para a circulação de animais em situação clandestina.
A preocupação é que, sem a documentação, não há controle de vacinação, o que permite que os rebanhos fiquem expostos a fatores de risco e introdução de doenças de impacto na saúde pública e na economia. Coordenadora da FPI, a promotora Luciana Khoury reforça a preocupação: “o que tem acontecido na região é que estão chegando muitos animais de outros estados sem os devidos cuidados de inspeção e estão sendo trazidos pra cá”. Os animais apreendidos serão encaminhados ao sacrifício sanitário em estabelecimento oficial, no município de Barreiras.
Tags:
Luis Eduardo Magalhães