Facilitar o escoamento da produção agrícola e melhorar o acesso de produtores, moradores e da população em geral em localidades da zona rural de Barreiras tem sido a preocupação da administração municipal. Com frentes de trabalho espalhadas em diversas regiões, a recuperação de pontes recebe atenção especial, como forma de evitar acidentes e facilitar a trafegabilidade. Na região produtora do Vale do Rio Branco, desde de junho passado, máquinas e homens se encarregam de substituir passagens antigas por novas estruturas, mais seguras e reforçadas.
Ao todo serão 11 pontes e passagens secas que já começam a receber as adequações, intervenções que acontecem também em regiões do Rio Grande, como São José do CTI, Rio Ondas e Rio das Pedras. Próximo à localidade da Mantiqueira, a ponte do Nascimento está em fase de conclusão. Até a próxima semana a previsão é que outras cinco sejam concluídas para então mais cinco pontes receberem as obras de manutenção. Nas passagens secas, as intervenções se concentram na colocação de manilhas como na que liga ao Povoado de Palmeira.
Já as pontes de madeira, a depender do estado de conservação, serão substituídas por aduelas, como a próxima ao povoado Riacho D’Água. Nesta mesma localidade outras duas pontes estão recebendo consertos e melhorias, com eliminação de madeiras, colocação de manilhas e aumento da largura de 4,5 metros para 8 metros. “Estamos trabalhando com afinco para avançar nessas recuperações de ponte durante o período da seca. O ritmo é acelerado e nosso maior objetivo é melhorar a qualidade de vida, principalmente de pequenos agricultores que produzem e trazem seus produtos para vender nas feiras livres e verdurões de Barreiras. As melhorias dessas pontes permitirão ainda a melhor circulação dos transportes escolares, caminhões que levam insumos e sementes até as áreas produtivas e dos demais veículos”, fala o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles.
Tags:
Barreiras