'Fake news' diz que vacina da Oxford estaria sendo vendida em Feira de Santana
por Lula Bonfim
Uma notícia falsa circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens em Feira de Santana, segundo maior município da Bahia. A “fake news” se trata de uma imagem com o logotipo do site Jornal Feira Hoje, dizendo que uma “suposta vacina de Oxford contra Covid-19 está sendo vendida” na cidade.
“Apesar de ainda estar em estudo e de não ter aprovação da ANVISA, alguns vendedores ambulantes já estão comercializando a vacina de Oxford contra o novo coronavírus, no Feiraguai, em Feira de Santana”, diz o texto contido na imagem. O valor do produto seria R$ 220 a unidade.
Entretanto, a suposta informação trata-se de uma notícia falsa. A vacina em produção pela University of Oxford, na Inglaterra, ainda está na sua terceira fase de testes, não havendo comercialização. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nenhuma das 165 vacinas em produção no mundo completou todas as fases necessárias para a liberação e distribuição.
O portal de notícias feirense lamentou o uso de sua marca para a distribuição da “fake news” e garantiu que tomou as medidas necessárias contra o crime. “O Feira Hoje esclarece ao público que não fez a postagem e lamenta mais uma publicação irresponsável envolvendo o novo coronavírus, o que nada de positivo proporciona à população. Procedimentos legais já foram adotados”, esclareceu.