Rede SAC passa a realizar atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev
Imagens da internet
O agendamento deve ser feito pelo SAC Digital, veja como fazer e quais os serviços disponíveis
Em função da pandemia, a Rede SAC passa a realizar, a partir desta quinta-feira (13), atendimento por intermédio de videochamada para serviços da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) e do Planserv. A nova forma de atendimento do SAC visa a prevenção contra o Coronavírus, principalmente para aqueles servidores que estão dentro dos grupos de risco (aposentados, pensionistas e beneficiários do Planserv que possuem doenças crônicas).
O atendimento por videochamada vai abranger inicialmente dois serviços de cada um dos órgãos, selecionados dentro daqueles que possuem um público mais vulnerável. A Suprev, responsável pela Previdência Estadual, vai atender por chamadas de vídeo os serviços de solicitação de isenção de imposto de renda e o de pensão por morte. Já o Planserv vai prestar os serviços de solicitação de isenção de coparticipação e solicitação de isenção de biometria.
A solicitação de isenção de imposto de renda se aplica no caso de servidores aposentados portadores e pensionistas de doença grave. Já a solicitação de pensão por morte é um benefício previdenciário destinado para dependentes de servidores que faleceram como viúvas, companheiros ou filhos. Técnicos da Suprev realizaram análises do fluxo desses serviços e detectaram que a maioria das pessoas que solicita atendimento está dentro do grupo de risco, por ter idade acima de 60 anos ou por ter outros fatores. Antes da pandemia, esses serviços eram prestados de forma presencial no Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), unidade de serviços da Suprev, que funciona nos Postos da Rede SAC.
Já o serviço de solicitação de isenção de coparticipação se destina àqueles beneficiários do Planserv que fazem tratamento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, insuficiência renal, doenças respiratórias e cardiovasculares.
Por sua vez, a solicitação de isenção de biometria é indicada no caso de beneficiários que, por motivo de saúde, não conseguem ter a captura da sua biometria no momento do atendimento nos prestadores de saúde credenciados. Ambos os serviços eram solicitados presencialmente nos postos da Rede SAC, mas passarão a ser prestados por vídeochamadas, como forma de prevenção.
Atendimento - A nova modalidade atendimento por vídeochamada vai prestar os serviços sem submeter os servidores e seus dependentes a qualquer risco de contaminação por Covid-19, preservando, assim, a saúde daqueles que estão dentro dos grupos de risco. O atendimento será prestado de forma fácil, com toda comodidade e conforto para os requerentes.
Os servidores e seus dependentes não precisarão sair de casa para ter acesso aos serviços. Para receberem o atendimento por chamada de vídeo, eles necessitam apenas de um computador ou de um celular com acesso à internet. O primeiro passo é acessar o SAC Digital, plataforma de serviços eletrônicos do Estado na web. Os serviços da Suprev estão disponíveis no SAC Digital por intermédio Ceprev, podendo ser localizados pelos nomes " Solicitar Pensão Por Morte - Atendimento por Videochamada" e " Solicitar Isenção Imposto de Renda (Aposentado e Pensionista) - Atendimento por Vídeo chamada".
Já os serviços do Planserv disponíveis no SAC Digital podem ser encontrados com os nomes: "Solicitar isenção de fator moderador (coparticipação) por videochamada" e "Solicitar isenção de biometria por videochamada".
Depois de localizar os serviços desejado, basta o servidor escolher uma data disponível e agendar o dia e o horário de sua preferência. O SAC envia a confirmação do agendamento por intermédio do e-mail fornecido pelo servidor, ou por mensagem de texto para o celular (SMS). Junto com a confirmação também é enviado um link para a videochamada. No dia e horário marcados, o servidor clique no link para iniciar o atendimento por vídeo.
Os requisitantes serão atendidos diretamente por um servidor do Planserv ou da Suprev, capacitados para prestar o serviço. “Nós prestaremos um serviço direcionado ao público, que é composto, em sua maioria, por pessoas com mais de 60 anos. Será de fácil acesso e com toda segurança. A ideia é oferecer um atendimento personalizado, através de vídeo, mas sem os riscos gerados a partir do atendimento presencial, neste momento de pandemia”, destacou Sílvia Machado, coordenadora de Controle de Benefícios da Previdência Estadual.
O atendimento por chamada de vídeo poderá ser ampliado de acordo com o êxito na primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar uma futura ampliação do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, disse Nilza Rios, Diretoria de Operações e Serviços do SAC.
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