Com especialistas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e líderes públicos, o Webinário Internacional Fronteiras da Avaliação fomenta a discussão sobre as inovações trazidas pela BNCC e pela pandemia da Covid-19
São Paulo, Outubro de 2020 - Sabendo que a forma de avaliar a aprendizagem de crianças e adolescentes pode influenciar, informar e apoiar a garantia de direitos desses estudantes, a Fundação Lemann em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) realiza o Webinário Internacional Fronteiras de Avaliação. O evento ocorre em 26 de outubro de 2020 (segunda-feira), a partir das 9h, e será transmitido pelo link.
A diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira, abrirá o webinário com uma reflexão sobre a importância de construir uma visão de futuro para as avaliações educacionais, sobretudo as padronizadas em larga escala como Saeb e Ideb, e das parcerias entre instituições.
O diretor de Educação da OCDE, Andreas Schleicher, fará uma apresentação sobre a contribuição das avaliações para uma educação voltada aos desafios do século XXI e o que a organização tem aprendido com os exemplos pelo mundo. O webinário também conta com a presença do professor emérito da UFMG e ex-presidente do INEP, Francisco Soares, que participará de um painel sobre a BNCC e os desafios de avaliar competências e habilidades, saindo da lógica de "ensinar para a prova".
Participam do evento, também, Alexandre Lopes, presidente do INEP, Maria Helena Guimarães, presidente da ABAVE, Mario Picentini e Joanne Caddy, especialistas da OCDE, Maria Cecilia da Motta, presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Ximena Duenas Herrera, especialista em educação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Fred Amâncio, vice-presidente do Consed e Katia Smole, diretora do Instituto Reúna.
A moderação das mesas será realizada por Thiago Thobias, Secretário Executivo do Movimento Colabora, Daniel de Bonis, Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, e Alice Ribeiro, Secretária Executiva do Movimento Pela Base.
A inscrição é gratuita e aberta para qualquer pessoa que queira participar.
Mudanças no Saeb
Em maio deste ano, o Ministério da Educação apresentou algumas propostas de mudança no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), cujo cronograma de implementação ainda não foi divulgado. Agora, todos os alunos, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, serão avaliados, de escolas públicas e privadas. Até 2019, só participavam censitariamente da avaliação os estudantes nos anos de encerramento dos ciclos: 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio, de escolas públicas. A prova, que passará de bianual para anual, também ganhará versão digital com possibilidade de compor o chamado "Enem seriado", funcionando como uma das portas de entrada para o ensino superior. O Presidente do INEP, Alexandre Lopes, irá falar mais sobre essa reforma e responderá perguntas sobre as mudanças.
No painel "Avaliação como parceira de alunos, professores e gestores na retomada das aulas" serão discutidos o uso de dados, avaliações e tecnologia como apoio a gestores, professores e alunos, e a importância das avaliações formativas. Haverá um momento final dedicado especialmente ao futuro do Saeb, com interação e perguntas dos participantes.
Mudanças trazidas pela BNCC
2020 também é o ano que estava prevista a chegada da primeira Base Nacional Comum Curricular Brasileira nas escolas. A BNCC prevê as aprendizagens essenciais para todos os alunos ano a ano e consolida o fundamento pedagógico do desenvolvimento de competências. As aprendizagens devem ficar cada vez mais complexas à medida que os estudantes avançam nos diferentes estágios de seu desenvolvimento. Isso inclui resolver problemas com pensamento crítico, argumentar e expor ideias, ser criativo e curioso, usar diferentes tecnologias, ter autoconhecimento, empatia, autonomia, responsabilidade social, identificar e construir um projeto de vida. Abre-se a oportunidade de deixar para trás uma forma tradicional de pensar a aprendizagem como mera aquisição de conteúdos pelos estudantes. No Webinário o painel "Altas expectativas na BNCC: avaliando competências e habilidades complexas" serão abordados a experiência do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e os desafios de construir uma avaliação capaz de capturar essa educação cada vez mais alinhada às necessidades do século XXI.
Programação
• 9h05 - Boas-vindas
• 9h15 - Abertura - A importância de construir uma visão de futuro para as avaliações e de parcerias como a da OCDE, Fundação Lemann e Abave - com Camila Pereira, diretora de Educação da Fundação Lemann.
• 9h25 - Boas-vindas - Maria Cecília Motta (Presidente do Consed e Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul) e Luis Miguel Garcia (Presidente da Undime e Secretário de Educação de Sud Mennucci)
• 9h35 - A contribuição das avaliações para uma educação voltada aos desafios do século XXI - com Andreas Schleicher, Diretor de Educação da OCDE
• 9h50 às 10h30 - Painel 1 - Altas expectativas na BNCC: avaliando competências e habilidades complexas - com Mario Piacentini, que analisará a experiência do PISA na avaliação de habilidades essenciais para o século XXI; Francisco Soares, que refletirá como a BNCC nos desafia a ter altas expectativas na educação; e Ximena Duenas Herrera, que enfatizará o papel dos currículos e das avaliações no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no mundo.
• 10h30 - Interação e perguntas dos espectadores
• 10:50 às 11:50 - Painel 2 - Avaliação como parceira de alunos, professores e gestores na retomada das aulas - com Joanne Caddy, que falará sobre o empoderamento de professores e escolas por meio de dados e aprendizagem entre pares, com insights do PISA para escolas no Brasil; Fred Amâncio, sobre a importância do bom uso dos resultados das avaliações para a melhoria do ensino e da aprendizagem nas redes de ensino; Maria Helena Guimarães, que abordará as avaliações diagnósticas e formativas no contexto da pandemia e no retorno às escolas; e Katia Smole, que avaliará o papel das avaliações em um sistema coerente de educação, alinhado à BNCC.
• 11h35 - Interação e perguntas dos espectadores
• 11h55 às 12h15 - O Novo Saeb: com Alexandre Lopes, presidente do Inep
• 12h15 - Interação e perguntas dos espectadores
• 12h30 - Encerramento
SERVIÇO
• Webinário Internacional Fronteiras da Avaliação
• Data: 26 de outubro de 2020
• Horário: das 9h às 12h30
• Inscrição gratuita e aberta ao público.
• As novidades do Webinário também estão sendo divulgadas nas redes sociais da Fundação Lemann: Facebook, Instagram , Twitter , LinkedIn e YouTube .
Mais informações:
Analítica Comunicação
11 - 2579-5520