Plataforma eletrônica se consolida no estado como importante ferramenta de prestação de serviços públicos pela internet
O SAC Digital alcançou a marca de 2 milhões de usuários. A plataforma eletrônica de serviços públicos do Estado apresentou um crescimento exponencial, saltando de 249 mil usuários cadastrados em dezembro de 2019, para o total de 2 milhões, completados ontem (8). O aumento reflete a estratégia do Governo da Bahia, que investiu no modelo de serviços públicos ofertados pela internet, como parte da política de transformação digital do Estado.
A plataforma eletrônica disponibiliza 425 serviços públicos pela internet, sendo que 33 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como a emissão de documentos públicos, a matricula escolar, o licenciamento de veículo, dentre outros.
O SAC Digital já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, somando os serviços realizados de forma 100% digital, agendamentos ou aqueles semipresenciais (parte realizado pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). A plataforma permite que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos usando apenas um computador com conexão à internet, ou até mesmo um celular.
A Secretaria da Administração e a Prodeb lançaram o SAC Digital em 2018, com uma quantidade pequena de serviços, ainda em fase de projeto piloto. No ano seguinte, a plataforma disponibilizou oito serviços on-line. A ideia era fazer uma transição devagar, para a população se acostumar com a mudança de um modelo de atendimento presencial para o digital.
A consolidação do SAC Digital foi iniciada entre o final de 2019 e início desse ano, com a determinação do Governo de oferecer aos baianos a maior quantidade de serviços digitais possível, dentro da diretiva de transformação digital do Estado. O plano era acompanhar a tendência mundial de convergência das atividades presenciais para o ambiente virtual, a chamada 'digitização'.
Em dezembro de 2019, o SAC Digital teve o seu primeiro grande desafio: a matrícula da rede pública escolar para o ano letivo 2020, com um público alvo de 800 mil alunos. A estratégia era disponibilizar a matrícula on-line para aqueles alunos ou país que preferirem não ter que se deslocar presencialmente até uma escola. Nesse período, a Plataforma contava com 249 mil usuários cadastrados e apenas oito serviços 100% digitais.
A partir de janeiro deste ano, vários serviços que eram prestados de forma presencial, nos postos da Rede, migraram para o SAC Digital. Em pouco tempo, a plataforma deu um salto de 8 serviços on-line para 33. Também incorporou serviços semipresenciais. Assim, o menu da plataforma alcançou o total de 425 tipos de serviços à disposição da população.
Com uma cartela maior de serviços, o interesse dos cidadãos também disparou. Apenas no mês de janeiro, 186 mil usuários fizeram cadastro na plataforma. Somados com aos 249 mil já cadastrados em 2019, o SAC Digital se aproximou dos 500 mil usuários. Nos meses seguintes, manteve um crescimento acima de 50 mil por mês: fevereiro (76 mil), março (58 mil) e abril (54 mil).
A partir de maio, com o agravamento de pandemia e a paralisação total das atividades presenciais, o SAC Digital voltou a ter um crescimento excepcional. Outro fator preponderante para o aumento de usuários foi a entrada de serviços digitais que possuíam grande demanda como a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) e a ampliação do RG Expresso.
O SAC Digital obteve 121 mil novos usuários no mês maio, e não parou mais de crescer, desde então. No mês de junho foram 198 mil, enquanto julho foi registrado um total de 281 mil cadastrados, agosto (341 mil) e setembro (345 mil). Com uma média de aproximadamente 300 mil cadastrados por mês, nos últimos quatro meses, a plataforma chegou a casa dos 2 milhões de usuários. A quantidade total de atendimentos também caminha para chegar ao número de 2 milhões.
O secretario da Administração, Edelvino Góes, contou que a decisão de reforçar os serviços digitais ocorreu antes da pandemia chegar ao país. "Decidimos aumentar a oferta de serviços digitais, no mês de dezembro do ano passado, quando ainda não sabíamos que a que a Covid-19 chegaria ao Brasil. Pensávamos em modernizar o estado para oferecer mais conforto, comodidade e praticidade para os baianos. Mas o SAC Digital acabou também sendo uma solução extremamente importante para o período da pandemia. Conseguimos minimizar os impactos para a população, oferecendo serviços essenciais pela plataforma, com atendimento 100% digital, ou por agendamento nos postos físicos, evitando aglomerações", explicou Góes.
Para Samuel Araújo, diretor executivo da Prodeb, essa marca alcançada pelo SAC Digital confirma que o estado está fortalecendo a ideia de governo digital, colocando os serviços públicos à disposição da população, de maneira mais prática e segura. "Seguimos no propósito de facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos e isso começa com a oferta, cada vez maior e diversificada, de serviços públicos nos ambientes virtuais", comentou Araújo.
O SAC Digital possui metas audaciosas, com entrada de novos serviços mensalmente. O plano é oferecer a maior quantidade de serviços digitais, sem que os usuários precisem se deslocar até uma unidade física do SAC. Entre os já ofertados estão o RG Expresso, que o cidadão solicita pela plataforma e vai ao posto apenas para retirar o documento já pronto. O CRLV-e é outro bom exemplo, os proprietários de veículos conseguem baixar o documento pelo SAC Digital, sem precisar sequer ir a unidade para retirá-lo. Em breve a plataforma vai oferecer a Carteira Digital de Trânsito. Os motoristas poderão fazer o upload da CNH Digital e portá-la no celular, além de outros serviços relacionados como acesso para pagamento de multas.
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