Controle de entrada, máscara e limpeza formam o trio necessário, na opinião dos brasileiros, para se sentirem mais seguros nas lojas
Pesquisa realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, levantou a relação dos brasileiros com o consumo de moda. Realizada com mais de mil entrevistados entre 10 e 14 de setembro, a pesquisa mostra que 89% dos brasileiros preferem adquirir roupas e acessórios em lojas físicas. 40% preferem comprar pela internet, seja sites ou aplicativos e 31% por whatsapp. O modelo de negócio de envio de malinha de roupas na casa das pessoas também apareceu, com 2% dos respondentes. 74% dos brasileiros se sentem seguros de comprarem em loja presencialmente. O que a maioria dos compradores espera hoje das lojas é o trio: controle de entrada, atendentes de máscaras e limpeza do ambiente. "O contato presencial ainda é predominante na categoria moda", afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. "O que está ainda mais evidente, na verdade, é a consciência dos consumidores", explica, já que a pesquisa revela também que 71% dos brasileiros esperam das marcas uma cadeia produtiva mais consciente, com menos uso de água e sem crueldade animal e 51% querem processos humanizados, como origem da mão de obra envolvida transparente. "O consumidor não está preocupado de ir até uma loja física, ele quer comprar de cadeias que prezam pela consciência global de ambiente e com responsabilidade social".
Mas, o que motivará as pessoas a comprarem roupas e acessórios em 2021? Para 64% dos brasileiros, promoções e liquidações são o que despertam interesse. 45% compram para ocasiões especiais, como festas e casamentos. Somente 18% querem ver novidades da estação e 9% atualizarem cores do armário. Por essa razão também que os outlets são para 41% dos respondentes, o melhor lugar para encontrar peças a bom preço.
E para acender a vontade de comprar, o instagram é o líder absoluto de divulgação para as marcas. 57% dos consumidores ficam sabendo de tudo pela rede social. 39% ainda preferem entrar na loja e "fuçar". Canais de TV aberta apenas instigam 14% dos brasileiros. A eficácia do instagram é tão grande que 67% dos entrevistados acreditam que as influenciadoras digitais são uma boa forma de divulgar seus produtos. "Influenciadores importam para vender, porém eles devem ser selecionados com verdade e parcimônia, eles precisam realmente ter familiaridade com a marca que divulgam. O consumidor hoje está atento a esse movimento de divulgação", avalia Ligia.
Quando falamos em relacionamento das marcas com os consumidores, 66% apostam em programas de fidelidade como uma forma de gerar essa proximidade, além disso, ter o frete grátis para 67,3% é o melhor benefício de um programa deste seguido de 64,4% que gostariam de um desconto cumulativo e o famoso brinde tão amado pelos clientes aparece com 43% nessa relação.
"Por fim, é importante para as marcas de roupas e acessórios acompanharem o processo de simplificação do vestuário. Estamos bem menos formais após meses em casa, e o consumidor quer conforto e tecidos com maior durabilidade para 2021". conclui Ligia.
Sobre a Hibou:
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. https://www.lehibou.com.br
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