Janeiro Branco - Em tempos de pandemia, a saúde mental foi tratada à distância


Crédito: Divulgação

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental. O movimento Janeiro Branco foi criado no Brasil em 2014 e tem o objetivo de chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Diante desse desafio, duas tendências ficaram em evidência durante a pandemia de Covid-19. A primeira delas é que é preciso cuidar muito da saúde mental, mesmo depois que a essa fase passar. A segunda é que muitas das coisas que eram feitas presencialmente deixaram de exigir a presença física, inclusive consultas médicas. A união desses dois fatores tornou a telemedicina uma ferramenta poderosa para que durante os tempos mais difíceis as pessoas tenham o apoio necessário.

A Doctoralia (www.doctoralia.com.br), maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, registrou, entre março e dezembro de 2020, cerca de 600 mil consultas por vídeo agendadas. Dessas, 120 mil foram com psicólogos e psiquiatras. "No início da pandemia o número de atendimentos diminuiu, mas em seguida começou a aumentar muito. Até tive meses em que não consegui dar conta de tanta demanda e tive que encaminhar", conta a psicóloga membro da Doctoralia, Luísa Negrão de Moura (https://www.doctoralia.com.br/luisa-negrao-de-moura/psicologo/curitiba).

Atualmente, todos os atendimentos da especialista são online e, segundo ela, a única diferença entre o atendimento presencial e online é o fato de ter uma tela entre paciente e terapeuta. "Mas em termos de qualidade e dinâmica de atendimento, é exatamente a mesma. Até com algumas vantagens de, por exemplo, o paciente estar no conforto da sua casa, não necessitar de deslocamento e liberdade para escolher profissionais de qualquer região", diz Luísa.

Esse aumento na procura por atendimento, segundo a psicóloga, teve causa direta no isolamento social imposto pela Covid-19. Além da preocupação da saúde como um todo, houve uma valorização, ou conscientização, sobre a saúde mental. "Ativou também nossos instintos de sobrevivência, então o autocuidado também se tornou algo mais presente na vida das pessoas".

Durante a pandemia, as demandas comuns predominaram nos atendimentos, como as dificuldades de relacionamento, conflitos familiares, tristeza e ansiedade. "Um ponto importante também a se ressaltar é que a pandemia trouxe mais fortemente o que a gente chama de ansiedade de doença, que nada mais é o medo de adoecer ou morrer", revela a psicóloga.

Sobre a perspectiva pós-pandemia, Luísa já começa a notar uma mudança de comportamento em seus pacientes. "Agora eu vejo as pessoas mais adaptadas à nova realidade, tentando trazer planos pro futuro, falando mais sobre isso. Vejo um futuro com muito mais valorização à saúde mental. E a minha percepção é que a procura por psicoterapia só tende a aumentar".

Sobre a Doctoralia
Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner - presente em 12 países - responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace.

Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico, promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service) possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Já o TuoTempo, do mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte.

Contato para jornalistas
LLYC
Jéssyca Gomes • Ariane Salles
Tel.: (11) 3060-3343 • (11) 96402-9460
E-mail: doctoralia-spa@llorenteycuenca.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem