Com vacinação na faixa dos 30 anos, Conquista aponta defasagem na distribuição de doses
por Ailma Teixeira
Terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista não tem acompanhado a faixa etária de vacinação no mesmo ritmo que Salvador e Feira de Santana, primeira e segunda maiores cidades em termos populacionais. Enquanto as duas últimas têm imunizado contra a Covid-19 jovens entre 26 e 27 anos, Conquista imunizou, na última sexta-feira (6), os conquistenses com idade a partir dos 36 anos.
De acordo com a prefeita, Ana Sheila Lemos (DEM), há uma defasagem na distribuição feita pelo governo federal. "Eu fui ao Ministério da Saúde, procurei o diretor da área de imunização. Conversei, mas ele me disse que estava passando da forma que foi repassado a eles", afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, nesta segunda-feira (9).
O encontro em questão ocorreu em maio, segundo a gestora. Mas, de lá para cá, nada mudou.
A queixa sobre a defasagem na distribuição das doses não é exclusiva de Conquista. Em Salvador, por exemplo, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, encampa a bandeira da revisão nos critérios. Quase um mês atrás, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, até anunciou que colocaria o tema em discussão, porém nenhuma mudança foi adotada (saiba mais aqui).
O BN procurou o Ministério da Saúde, a fim de apurar se houve algum encaminhamento relacionado à demanda, mas não obteve retorno.
SITUAÇÃO DA PANDEMIA
Enquanto a vacinação parece andar em ritmo mais lento, os índices da pandemia geram mais preocupação. O município de Vitória da Conquista é atualmente o segundo com o maior índice de casos ativos na Bahia. São 140 casos, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), atrás apenas de Itabuna, que contabiliza 183 diagnosticadas com o vírus nesta segunda.
A prefeita atribui isso ao fato de Conquista ser considerada uma "cidade-polo", com grande entrada de habitantes de municípios vizinhos. Diante desse cenário, no último dia 2 o decreto municipal com ações de combate à pandemia foi prorrogado, o que prevê horário limite para o funcionamento de bares e restaurantes, restrições para a realização de shows e festas e outras medidas