por Gabriel Lopes / Jade Coelho
Salvador vai otimizar e facilitar o acesso à vacina contra a Covid-19 possibilitando a aplicação de doses nas unidades das Prefeituras-Bairro a partir desta terça-feira (24). O serviço vai estar disponível para aqueles cidadãos que agendarem o atendimento para criação ou regularização do Cartão Nacional de Saúde (CNS), que nada mais é do que o cadastro de uma pessoa no SUS.
O cadastro atualizado no SUS é exigido para que uma pessoa se vacine contra a Covid-19 na capital baiana. Diante disso, a gestão municipal vem assistindo a um crescimento de cerca de 40% da procura pelo serviço de criação do Cartão SUS (leia mais aqui).
Para aquelas pessoas que já possuem o cartão, a atualização cadastral está disponível na internet (disponível aqui). Mas em algumas situações é necessário ir até uma Prefeitura-Bairro para regularizar a situação, por exemplo, quando há mudança de município ou nos casos em que a pessoa não tem um CNS.
"Com intuito de facilitar ainda mais o processo, a partir de amanhã as prefeituras bairro, quando a pessoa for fazer o recadastramento, novo cadastro ou mudança de domicilio, vai poder se vacinar na própria prefeitura bairro”, anunciou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), nesta segunda (23).
Segundo o prefeito, o serviço estará disponível nesta terça em 10 sedes da Prefeituras-Bairro.
A adoção da estratégia atende a um pedido apresentado pelo vereador de Salvador Leandro Guerrilha (leia mais aqui).