O Correio Braziliense vai promover, na segunda-feira (30/1), o Entre os Eixos do DF, com painéis onde serão discutidos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade. O evento será a partir das 14h, na sede do jornal, no Setor de Indústrias Gráficas, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Correio (Facebook, Twitter e YouTube).
Com mediação dos jornalistas Carlos Alexandre e Ana Maria Campos, os painéis vão abordar temas relacionados à economia, sustentabilidade e qualidade de vida. Um deles é o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), recurso da União que custeia a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
Everardo Maciel, ex-secretário da Fazenda do DF, é um dos convidados para falar sobre o Fundo Constitucional. Foi justamente em evento do Correio, há cerca de 30 anos, que se debateu, pela primeira vez, a ideia do FCDF sugerida por Maciel. Alguns anos depois, o fundo seria sancionado por lei, no fim de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. "Todos os estados e municípios têm acesso ao Fundo de Participação dos Municípios e ao Fundo de Participação dos Estados, que é semelhante ao FCDF. A única diferença é que o fundo do DF tem o direcionamento específico para a segurança pública", explica Maciel.
- Seminário promovido pelo Correio debate prioridades do Brasil para 2023
- Seminário do Correio debate soluções para os cenários econômico e social
- Correio debate expectativas e desafios para o Brasil em 2023; confira programação
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também ressaltou a importância do evento. "As pessoas precisam compreender que Brasília existe em função do Brasil. É a nossa capital. Abriga as embaixadas, a sede dos poderes. Por isso, é uma cidade cara. A manutenção do Fundo Constitucional é fundamental, sem deixarmos de discutir outras fontes de receitas para o DF. Mais uma vez, o Correio sai na frente ao abrir esse debate importante. O jornal sempre lidera movimentos em defesa de Brasília", ressaltou.
Relevância
O vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado, destaca que o jornal sempre foi defensor dos interesses da capital. "Em um momento de mudanças, como o que estamos passando agora, torna-se muito importante abrir espaços para que autoridades e membros de instituições possam falar e debater sobre temas relevantes para a estabilidade e o crescimento do Distrito Federal", destaca Machado.
Além do Fundo Constitucional do DF, também haverá painéis abordando temas como o papel da indústria e do comércio para o crescimento; o desafio para melhorar a saúde e segurança; Brasília na preservação cultural, educacional e sustentável; e a integração entre o Plano Piloto e as regiões administrativas.
Confira a programação completa e os convidados para os painéis:
Confira a programação completa e os convidados para os painéis:
Entre os Eixos do DF
Abertura
Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal
Convidados
Sandro Avelar, secretário de Segurança do DF; Everardo Maciel, , economista e ex-secretário da Fazenda; e Chico Vigilante (PT), deputado distrital
— Fundo Constitucional e o potencial para a cidade
Everardo Maciel, economista e ex-secretário da Fazenda
— Em defesa pelo Fundo Constitucional
Chico Vigilante, deputado distrital do Distrito Federal
— 1º painel: O papel da indústria e do comércio para o crescimento do DF
José Aparecido, presidente da Fecomércio do Distrito Federal; Pedro Henrique Achcar Verano, vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra); Leonardo Ávila, presidente da Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF); e Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon/DF).
— 2º painel: O desafio para melhorar a saúde e segurança no DF
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde do Distrito Federal; e Arthur Trindade, professor da UnB e ex-secretário de Segurança do DF.
— 3º painel: Brasília na preservação cultural, educacional e sustentável
Ana Elisa Dumont Scussel, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinepe/DF); Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura do Distrito Federal.
— 4º painel: Integração entre o Plano Piloto e as regiões administrativas
Maria Paula Fidalgo, embaixadora da Paz, atriz, palestrante, escritora e psicanalista;
Vinícius Postai, CEO da MOAI; e Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal.
— Encerramento
Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE