Em Brasília, Jerônimo e Osni discutem parceria com FIDA para novo projeto ‘Parceiros da Mata’

 



Uma nova parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) foi tema de reunião que contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, com a comitiva do FIDA, representada pelo seu Diretor de País no Brasil Claus Reiner. O projeto ‘Parceiros da Mata’ surge com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população rural que vive na Mata Atlântica da Bahia. 

O governador ressalta sobre a parceria com o Fida em 32 municípios baianos. “O Fida é uma agência financiadora que ajudou a gente a projetar e atuar com o Pró-Semiárido, gerando renda, assistência técnica e agroindústria. Logo na sequência, tem a possiblidade de um novo projeto, dessa vez com a Mata Atlântica, o Parceiros da Mata. Estamos construindo isso”. 

O secretário de Desenvolvimento Rural destaca a reunião como ‘produtiva e de boa receptividade, tanto do BID, quanto do FIDA’ e acrescenta: “o  Parceiros da Mata surge com o objetivo de investir numa região que precisa do olhar carinhoso do Estado. Mais que isso, o projeto casa com a agenda prioritária nossa de governo, que é o combate à fome. São 61 municípios contemplados e mais de 100 mil pessoas que receberão esse apoio estratégico através, por exemplo, da elevação da renda, da ampliação do acesso a serviços essenciais como a infraestrutura de recursos hídricos e saneamento rural”. 

Com investimento previsto de U$ 100 milhões do Banco Interamericano (BID), U$ 18 milhões do FIDA e U$32 milhões do Estado, a iniciativa deve ter duração de sete anos. A expectativa é de que 100 mil famílias, nas regiões do Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá, sejam beneficiadas com sistemas produtivos resilientes, iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso às fontes de energia renovável e inclusão digital.  

Também estiveram presentes a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e a representante do governo da Bahia em Brasília, Elisabete Costa.  

 

O Pró-Semiárido 

O projeto Parceiros da Mata seguirá uma metodologia similar ao Pró-Semiárido, programa que se encerra este mês de março e teve sucesso na ampliação de renda e fortalecimento dos sistemas produtivos dos agricultores e agricultoras familiares. Com investimento total de R$ 344 milhões, foram assinados 550 convênios com associações comunitárias e cooperativas e 213 planos de investimento e desenvolvimento de organizações comunitárias.  

O estudo de avaliação mostrou que após 8 anos deste trabalho, houve elevação de 87% na renda das 75 mil famílias beneficiadas e isso se deve ao aumento do uso de associações no processamento e comercialização da produção. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem