Em Brasília, Secretária da Sedur discute política urbana e obras para territórios periféricos com Ministério das Cidades

 



A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira (16), em Brasília, com secretários nacionais do Ministério das Cidades. O encontro aconteceu com a secretária Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Gabriela Frota, e com o secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões.

O objetivo do encontro é alinhar o planejamento para execução de projetos que priorizem a regularização de assentamentos irregulares, o planejamento territorial de novos projetos e obras, além de discutir novas parcerias.

“Nosso intuito é trabalhar em parceria com o Ministério das Cidades nesse planejamento e execução de políticas públicas que exigem o cuidado devido com as nossas cidades. Na Bahia nós temos grandes projetos, como a Ponte Salvador-Itaparica, por exemplo, que demandam um grande planejamento e gestão territorial”, afirmou a secretária da Sedur-BA, Jusmari Oliveira.

“Queremos aproveitar esse novo momento do Governo Federal, com uma gestão que tem compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e planejado, para fortalecer os projetos que estamos trabalhando na Bahia nas áreas de habitação, mobilidade e desenvolvimento urbano e metropolitano”, completou a secretária estadual.

Os secretários nacionais se colocaram à disposição para a interlocução e o planejamento de novos projetos, além de acolher as demandas da Bahia. A reunião foi um segundo encontro entre os gestores, que já estiveram juntos em reunião do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com o ministro das Cidades, Jader Filho.

“Nós e toda a nossa equipe estamos à disposição para atuar em parceria, pensando e planejando juntos. O objetivo é atuar de forma efetiva para potencializar as nossas políticas de desenvolvimento urbano”, afirmou a secretária Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Gabriela Frota.

“Devemos unir nossos esforços para avançar mais nesses segmentos, que são fundamentais e essenciais para a nossa população. Vamos priorizar aqueles que mais precisam”, pontuou o secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões.

“O planejamento tem que ser feito no momento certo. Nós estamos trabalhando para garantir que as grandes obras e investimentos venham acompanhados de todo o planejamento necessário para diluir os impactos no desenvolvimento urbano das nossas cidades”, pontuou o superintendente de Gestão e Planejamento Territorial da Sedur-BA, Gustavo Dias.  

Acordo Brasil x Alemanha

O acordo de cooperação firmado entre o Brasil e a Alemanha no âmbito do âmbito do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) também foi tema da reunião no Ministério das Cidades. O processo de seleção dos municípios do projeto DUS pretende contribuir para a superação de desafios das cidades, principalmente a desigualdade social e a mudança do clima.

O projeto de cooperação Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mais Lidas