O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) está tentando viabilizar politicamente sua candidatura à prefeitura de Barreiras em 2024. O parlamentar, que é ex-prefeito de outra cidade do oeste baiano – Bom Jesus da Lapa –, admitiu a articulação em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (13), durante a posse de Quinho (PSD) como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).
“É possível. Eu levo na minha bagagem a experiência como presidente da UPB – essa grande instituição –; vice-presidente da CNM; a experiência como prefeito em dois mandatos em Bom Jesus da Lapa, uma gestão exitosa; e acredito que Barreiras precisa de gestão e política”, comentou o deputado.
Eures revelou que já mantém conversas com lideranças políticas de Barreiras, como a ex-vice-prefeita Karlúcia Macêdo (MDB) e a atual vereadora Carmélia da Mata (PP), para viabilizar sua candidatura.
“Já estou dialogando com várias lideranças, como a ex-vice-prefeita Karlúcia, com a vereadora Carmélia, buscando a unidade em torno do meu nome, para que eu possa estar apto para disputar a eleição no ano que vem”, admitiu Eures.
O parlamentar, que ainda tem domicílio eleitoral em Bom Jesus da Lapa, deve oficializar sua mudança para Barreiras até novembro, que é o limite imposto pela legislação eleitoral. De acordo com Eures, sua votação em todo o oeste da Bahia foi um sinal para que sua candidatura fosse lançada no maior município da região.
“Vou mudar em novembro, que é o prazo. Estou fixando residência muito em breve em Barreiras, abrindo uma grande discussão com a sociedade, para no ano que vem poder disputar a prefeitura da maior cidade do oeste da Bahia, que é Barreiras, haja visto também que nesta eleição fui o deputado mais bem votado de todo o oeste da Bahia, uma votação que mostra o interesse do povo do oeste em querer meu nome para aquela região”, avaliou o parlamentar.
O ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa também criticou a atual gestão municipal em Barreiras, por uma suposta falta de diálogo com a população do município. Ele também defende que haja um diálogo maior com os governos federal e estadual.
“Barreiras faz muita gestão ultimamente, mas pouca política. Eu acredito nos dois vieses. Eu governei a Lapa com os dois vieses e deu certo: gestão e política. Eu administrei a UPB também com o viés da gestão e da política. Eu quero levar para Barreiras a experiência de que é possível fazer gestão e fazer política também. E levo a experiência como prefeito de Lapa, como presidente da UPB”, concluiu.