Nesta quarta-feira (01) o maior hospital público Bahia – Roberto Santos (HGRS), localizado na capital baiana, recebeu 128 residentes, que ingressaram nas residências médica (84) e multiprofissional (44). Eles vão se somar a outros 6.915 colaboradores desta unidade de saúde, que recebe pacientes de todo o Estado.
O HGRS é certificado pelos ministérios da Saúde e da Educação, por onde já passaram 4.500 residentes desde 1982. A unidade tem como tripé o ensino, a pesquisa e a assistência, fazendo com que haja constante troca de conhecimento, pois o hospital conta com a experiência de professores/doutores provenientes de diversas instituições de ensino, assim como os residentes, que vêm de vários estados.
A diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini, destacou a importância dos programas de residência da instituição, reforçando ser um espaço de troca de experiência e aprendizado constante, com acesso a professores/mestres renomados, mas lembra que o “maior ‘mestre’ de um médico é o paciente”.
Já o diretor médico, Osvaldo Oliveira Lima Neto, ressaltou a importância da chegada de novos residentes para a unidade. “Eles nos motivam, pois chegam aqui com suas expectativas, suas angústias, inquietações e nos levam a buscar novas soluções para darmos o melhor para o paciente”.
Ele também acrescenta que este intercâmbio entre as diversas áreas dos programas de residências oferecidos pelo Roberto Santos contribui para a formação do profissional, não apenas acadêmica e tecnicamente, mas nas relações interpessoais e no gerenciamento de pessoas, “pois aqui os profissionais de várias áreas terão que dialogar para convergir para o bem comum do paciente, pois muitas vezes ele precisa ser avaliado por uma equipe multiprofissional”.
A alagoana Carmelita Bastos se formou em enfermagem no seu Estado e foi aprovada na Residência Multidisciplinar em neurologia no HGRS. Na bagagem, além dos seus pertences pessoais, a profissional conta que traz também muita expectativa e esperança de aprendizado e conhecimento que vão se somar à sua vida profissional, ressaltando que está muito animada, já neste primeiro dia.
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS): Inaugurado no dia 5 de março de 1979, o Hospital completa 44 anos no próximo domingo com números macros, a começar pelos seus colaboradores (6.915), que inclui servidores da Secretaria da Saúde do Estado, terceirizados e de programas de residência e de estágio. É um hospital de grande porte, que atende alta complexidade e possui cerca de 650 leitos.
Atualmente, o HGRS é referência em hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.