O projeto de expansão do Hospital Martagão Gesteira foi apresentado nesta terça-feira (7) ao vice-governador, Geraldo Júnior, à primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, e à secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A nova edificação prevê um novo Centro de Oncologia, além de um Centro de Ensino e Pesquisa, Hospital Dia, UTI Pediátrica e uma Unidade de Treinamento de Desospitalização.
“É uma oportunidade de integração e de fortalecimento de uma estrutura que, para nós, é um grande exemplo de desenvolvimento humano, de integração na área da saúde, mas especialmente trazendo uma contribuição efetiva para um segmento tão importante que são as crianças”, afirmou a primeira-dama.
Já a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, avalia o projeto como muito positivo. “Hoje o Martagão atende mais de 80 mil pacientes por ano em 28 especialidades médicas. A possibilidade de expandir o número de atendimentos em até 50% em um serviço reconhecido como de excelência, o torna interessante para parceiros públicos, privados e a sociedade em geral. Hoje o Estado já realiza o aporte superior a R$ 24 milhões por ano na unidade, reconhecendo justamente essa excelência no atendimento pediátrico em diversas áreas, a exemplo de transplantes, cirurgias eletivas, leitos de retaguarda e UTI, dentre outros”, ressalta a secretária.
O vice-governador, Geraldo Júnior, destacou a importância do encontro e do projeto. “Um momento de extrema importância. Um projeto que visa a inclusão social. Cuidar da vida das pessoas. Esse tem sido nosso principal objetivo no nosso plano de governo. Continuar transformando a vida das pessoas e a saúde é basilar para tudo isso. Não apenas as questões estruturais, operacionais e institucionais, mas nós termos a sensibilidade desse papel.”
O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, considerou o encontro bastante positivo. “Ficamos muito felizes ao perceber o envolvimento do vice-governador, da primeira-dama e da secretária de saúde no projeto de expansão do Martagão. Acho que eles captaram a relevância para as crianças e, mais do que isso, abraçaram a ideia. Saímos daqui fortalecidos”.