O artigo foi publicado no periódico internacional “Internal and Emergency Medicine” da editora Springer. O estudo sobre Sepse (tipo de infecção generalizada) contou com a participação do coordenador de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), André Durães e uma componente da Residência de Clínica Médica do hospital, Yasmin Bitar. A pesquisa teve como campo a Emergência Adulto do HGRS, única unidade de saúde da Bahia que participou do estudo, no período de 2018 a 2020 e faz parte de uma parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).
De acordo com o médico cardiologista André Durães, um dos responsáveis pelo estudo, "nosso objetivo foi fazer um retrato verdadeiro da atual prevalência e a mortalidade de adultos com sepse em nosso país, através do suporte e apoio do ILAS, e assim destacar medidas e ações de prevenção e redução de mortes por infeção. Importante destacar que o HGRS foi a única instituição selecionada em nosso Estado".
Em depoimento, André Durães ressaltou que os resultados deste estudo já estão impactando positivamente em ações efetivas no ambiente do HGRS.