Fortalecer unidades de saúde no interior do estado com o intuito de consolidar cada vez mais a regionalização da saúde está sendo umas das prioridades dos gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Prova disso é o contrato firmado entre a Sesab e a Santa Casa
de Misericórdia de Cruz das Almas, que faz a gestão do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, unidade em que o atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O contrato, no valor de R$3,4 milhões, é destinado à oferta de serviços assistenciais de
média complexidade na atenção ambulatorial e hospitalar. São atendimentos na área de obstetrícia e cirurgia geral.
A Santa Casa de Cruz das Almas também aderiu ao Programa Estadual de Ampliação do Acesso às Cirurgias Eletivas. Essa adesão tem um valor global estimado em R$ 1,3 milhão. Estão sendo ofertados diversos procedimentos como colecistectomia, hemorroidectomia, vasectomia, histerectomia, laqueadura, miomectomia e hernioplastia epigástrica, ingnal e umbilical.
Em reunião nesta quarta-feira, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou a ideia de fazer com que a Santa Casa preste mais serviços. “Uma equipe de profissionais da Sesab irá ao hospital verificar com os gestores quais são os serviços que podem ser ampliados e os que podem ser implantados. Queremos potencializar a estrutura da unidade e fazer com que mais pessoas possam ser atendidas”, afirmou.