A sexta edição da Festa Literária está confirmada para o período de 23 a 25 de maio
Começa na próxima terça-feira (23) e segue até quinta-feira (25), a sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras, e dentro da programação cultural e educativa terá um momento especial dedicado para os novos e renomados nomes da literatura local e regional que na oportunidade irão lançar seus novos títulos, levando até o leitor e visitantes da Flib a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre suas obras.
Na terça-feira (23), às 8h30, a especialista em gestão escolar Rita de Cássia Nascimento, lançará a obra “As contribuições das Competências Pedagógicas na elaboração do Plano Escolar”. Logo mais às 18h, a professora Drª Marilde Queiroz Guedes, lançará os livros “Políticas Públicas Educacionais” e “Educação e Mudança Social, o legado de Paulo Freire”. Já na quarta-feira (24), às 18h, o fisioterapeuta e ex-secretário de saúde de Barreiras Anderson Vian, lançará o livro “A Multiforme Face da Pandemia”. Todos esses lançamentos estarão no Clube ABCD, no stand da Biblioteca Municipal Folk Rocha.
Novos e relançamentos de livros também serão realizados ao longo dos três dias da Festa Literária, na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), localizada no Centro Histórico. A população poderá conhecer ainda outras obras, como: “Bálsamo para a existência” (Ananda Lima); “Dicionário de Angolês” e a Revista Òmnira (Roberto Leal); “Cerrado e outras riquezas do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia” e “Bahia vista por um passarinho” (Rui Rezende); “À Tona: Páginas de Areia” (Antônia Prado); “Projeto Formoso: Impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa” (Demétrios Pascoal); “Quintal do Mundo” (Paulo Henrique Cardoso); “Histórias Refinadas com Glacê” (Fátima Liguori); “O Cosmopolita” (Silvio Pereira); “O Cebolóquio” (Franco Porto e Ariadne Godinho); “Gosto muito de te ver, Oleozinho” (Franco Porto); “A modernidade conservadora da agricultura nos cerrados do Oeste da Bahia” (Carlos Alberto Leitão); “Sementes Voadoras” (Gisele Louzada e Fernanda Azevedo); “Contos, volume 2” (Cícero Félix de Sousa); “Relações Étnico-raciais” (Ana Paula Souza); “A Casa do Ministério ou A Casa do Renascimento” (Gildeci de Oliveira Leite); “A Borboleta que descobriu seu voar” (Cáritas Gomes de Oliveira Almeida) e o livro “Fraternidade em Movimento – 365 dias” (ORG. Ananda e Éllen Sodré).
A Flib integra a programação do mês dedicado às comemorações do aniversário de emancipação da Capital do Oeste. A programação diversificada que envolve no mesmo espaço musicais, lançamentos e feira de livros, artesanatos, roda de conversas, debates e a difusão do conhecimento reunirá autores, estudantes, professores e a comunidade local e regional da Bahia.
O evento é realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a parceria da Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), como Instituições curadoras.
“Já está tudo pronto para nossa sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras, nosso momento cultural, interativo e educativo contará com uma diversificada programação incluindo lançamento de livros produzidos por autores e escritores locais e regionais. Será um momento oportuno para troca de experiências e de saberes, por isso, já deixamos aqui nosso convite para toda população contemplar e valorizar esse momento importante para o município”, ressalta Emília Moreno, subsecretária de Cultura e Turismo.
Dircom/PMB 17.5.2023
--