Em Barreiras, o Setembro Verde, dedicado à conscientização e luta pela inclusão da pessoa com deficiência, está sendo marcado por uma programação construída entre as entidades que se dedicam à defesa dos direitos deste público. O evento de abertura foi no dia 02, com o 1º Encontro de Pessoas com Deficiência de Barreiras: “Nada sobre nós, sem nós!”, realizado no auditório da Uneb e que contou com a presença de representantes das instituições, familiares e pessoas com deficiência. No dia 21, data em que é comemorado o Dia D de luta, um novo encontro será realizado na Uneb, a partir das 14h, seguido de carreata e passeata.
“Além de promover a conscientização da sociedade e comemorar o Setembro Verde, o objetivo do encontro de abertura foi marcar de forma importante, esta luta, uma vez que todas as demandas elencadas em diversas áreas e apresentadas durante o encontro darão o pontapé inicial para a conquista de direitos importantes”, destaca a presidente do Movimento de Inclusão e Qualificação da Pessoa com Deficiência (Miquei), Ivanete Passos.
Além da Miquei, participam da organização do Setembro Verde, a AMA, ADVOB, APNEB, APAE, IFBA e Uneb, com apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e da Secretaria de Educação, e da Uninassau.