O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), participou na manhã desta terça-feira, dia 19, da operação ‘Cidade do Sol’, que combate esquema de golpes a familiares de servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte feitos pelo aplicativo de mensagem whatsapp. A operação, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), cumpriu dois mandados de busca e apreensão no Município de São Desidério, que fica a 871km de Salvador. Além do Gaeco, na Bahia a operação contou com o apoio das Polícias Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Oeste), e da Civil.
No total foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão nos Estados da Bahia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A operação Cidade do Sol teve o apoio dos Ministérios Públicos e das Polícias Civil e Militar da Bahia, São Paulo, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Participaram da operação promotores de Justiça, servidores dos MPs, policiais militares e policiais civis. A ação apura os crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.
O grupo agia quase sempre da seguinte forma: primeiro, para ludibriar a família dos servidores públicos, os estelionatários obtinham, possivelmente na internet, fotografias das pessoas pelas quais pretendiam se passar; em sequência, com o uso da imagem conseguida, atrelavam a um falso perfil do aplicativo whatsApp vinculado a terminal telefônico gerido pelos golpistas. A partir disso, faziam contatos com as vítimas para informá-las sobre a mudança de número do parente suposto e, na oportunidade, simulavam uma circunstância econômica desfavorável e urgente para vulnerar o familiar e justificar falsamente o pedido de auxílio financeiro.
Fonte: MP/BA