O novo serviço de saúde não substituirá as consultas presencias, e será uma forma inteligente e inovadora para complementar o atendimento à população e desafogar a demanda das unidades de saúde e hospitais do município
Com o objetivo de agilizar o atendimento médico, com consultas, emissão de requisições para exames, receitas de remédios, atestado médico, e de desafogar a demanda das unidades de saúde e hospitais do município, o pré-candidato a prefeito Tito (PT) e o pré-candidato a vice-prefeito Emerson (Avante) propõem a criação de um serviço de teleatendimento médico para Barreiras, via chamada de vídeo por aplicativo de mensagem. O Alô Saúde é mais uma proposta dos pré-candidatos que surgiu incialmente por meio do Plano de Governo Participativo (PGP), através do site www.fazermuitomais.com.
Através do Alô Saúde, o paciente também será encaminhado para consultas com médicos especialistas, inclusive de especialidades que não são encontradas em Barreiras. Desta forma, os pacientes poderão ter consultas por meio de videoconferência por profissionais experientes que estejam em qualquer localidade do país.
“É importante frisar que esse novo serviço de saúde para a nossa população não substituirá as consultas presencias, mas será uma nova forma de atendimento, complementar aos atendimentos presenciais. A ideia é evitar que o cidadão precise se deslocar até uma unidade de saúde para resolver casos mais simples, que possam ser resolvidos via chamada de vídeo ou telefone. E, sempre a partir de uma avaliação de um profissional de saúde, em caso de necessidade, o paciente será orientado a se dirigir a unidade de saúde mais próxima da sua residência”, destaca Tito.
Parceria
Ainda de acordo com Tito, a proposta do novo serviço de saúde municipal é envolver os cursos de medicina de Barreiras. “Além de médicos experientes do município, iremos propor uma parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a Uninassau, para ampliar o número de profissionais disponíveis e ofertar serviços com mais qualidade e agilidade, através do teleatendimento”, explicou o pré-candidato a prefeito.
Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.
O serviço de teleatendimento na área de saúde se consolidou na época da pandemia e pós pandemia, e atualmente já é uma realidade em diversas cidades do país. Todo o atendimento será realizado a partir do cadastro do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), e a estruturação do serviço em Barreiras contará com a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal.
Qualidade e segurança
Utilizando as tecnologias de comunicação, o atendimento será realizado por profissionais de saúde, com toda qualidade e segurança para os pacientes, com orientação, atendimento pré-clínico, médico e de informação em saúde por telefone, videochamada ou chat.
“Através da nossa central, e ligando para um número 0800 totalmente gratuito, o cidadão poderá ainda fazer seu cadastro no SUS ou atualizá-lo, receber informações ou tirar dúvidas sobre sua saúde, ter informações como horários de funcionamento dos serviços, centros de saúde, e onde encontrar determinadas vacinas e medicamentos, por exemplo”, detalha Emerson.