Justiça Eleitoral aprova com ressalvas contas de Campanha de Neo e Dr. Antônio em Formosa do Rio Preto

 

Prefeito reeleito Neo Araújo

Prefeito Neo comemora contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral

Informações chegaram a Redação da Revista Formosa que o prefeito reeleito de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, Neo Araújo, comemorou a aprovação de suas contas de campanha pela Justiça Eleitoral da 187ª Zona Eleitoral. 

A decisão foi publicada no dia 12 de dezembro de 2024 pela juíza Tônia de Oliveira Barouche.

Apesar de aprovada com ressalvas, a sentença não comprometeu a regularidade do processo eleitoral, permitindo que Neo e seu vice, Dr. Antônio Moreira, seguissem diplomados, como ocorreu em 10 de dezembro.

O caso 

As contas foram analisadas após a impugnação feita pelo Partido Liberal (PL) local, que alegou possíveis irregularidades. Durante o processo, o cartório eleitoral identificou uma omissão de gastos com serviços contratados pela empresa Facebook, representando 0,65% do total da campanha

Embora configurada como irregularidade, a Justiça considerou o montante inexpressivo, aplicando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou pela aprovação com ressalvas, argumentando que as evidências apresentadas não comprometiam significativamente a transparência das contas.

Decisão judicial 

Em sua decisão, a juíza destacou que, apesar da irregularidade apontada, esta não foi suficiente para reprovar as contas. Contudo, determinou que Manoel Afonso recolha o valor de R$ 2.435,72 ao Tesouro Nacional.

A magistrada também autorizou o Ministério Público Eleitoral a investigar possíveis infrações penais apontadas em denúncias do Partido Liberal, incluindo suspeitas de financiamento irregular e omissões em abastecimentos de campanha.

Decisão do Ministério Público 

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou pela aprovação com ressalvas. Embora tenham surgido denúncias do Partido Liberal (PL) sobre possíveis irregularidades, como financiamento não declarado, o Ministério Público destacou que as provas apresentadas não foram suficientes para comprovar tais alegações no âmbito da prestação de contas. 

Ainda assim, o órgão informou que poderá investigar as denúncias em um procedimento separado.

O que vem a seguir

O cumprimento da decisão judicial, com o recolhimento do valor devido ao Tesouro, marca o encerramento dessa etapa do processo eleitoral.

Com as contas aprovadas e a diplomação concluída, Neo e Dr. Antônio estão aptos a tomar posse em janeiro de 2025, marcando o início de uma nova gestão no município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem